O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), prestou solidariedade a Israel após os ataques do Irã neste sábado (13). Nas redes sociais, o governador disse que “o mundo está apreensivo com a escalada da tensão”.
“Minha solidariedade ao povo de Israel, que encontra-se sob ataque aéreo do Irã. O mundo está apreensivo com a escalada de tensão e sigo orando para que seja encontrado o quanto antes um caminho para a paz”, escreveu Tarcísio.
No mês passado, a convite do governo israelense, Tarcísio visitou o país junto com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Na ocasião, os dois se reuniram com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
O encontro ocorreu após a crise diplomática entre Brasil e Israel, após o presidente Lula comparou a ofensiva de Israel na Faixa de Gaza com as morte de judeus promovidas pelo regime nazista de Adolf Hitler.
Em consequência dessa declaração, o presidente brasileiro foi declarado persona non-grata pelo governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
Em resposta, Lula chamou o embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer, para consultas. Na diplomacia, o ato de chamar um embaixador demonstra o esfriamento das relações entre dois países.