A Série A do Brasileirão começa neste sábado (13), com três jogos da primeira rodada, e a Itatiaia apresenta um raio-x dos técnicos dos 20 clubes da elite do futebol nacional. Entre os responsáveis por comandarem as equipes na briga pelo título, por vagas nas competições internacionais e contra o rebaixamento, estão os mais diversos profissionais.
Quatro campeões na disputa
Entre os 20 técnicos que iniciam o Campeonato Brasileiro, quatro já levantaram o troféu. Começando pelo atual bicampeão Abel Ferreira, treinador do Palmeiras nos títulos de 2022 e 2023.
Além do português, outros dois nomes já foram campeões duas vezes da Série A. Hoje no Athletico, Cuca venceu em 2016, com o Palmeiras, e em 2021, com o Atlético-MG.
Já Tite conquistou as edições de 2011 e 2015, ambas pelo Corinthians. Rogério Ceni, atual treinador do Bahia, completa a lista: esteve no comando do Flamengo em 2020.
Os trabalhos mais longevos
A Série A do Brasileirão começa com seis técnicos há mais de um ano no cargo. Abel Ferreira é o recordista, à frente do Palmeiras desde outubro de 2020. São 1.261 dias no comando do Alviverde, levando em consideração a data do anúncio e o início da primeira rodada, neste sábado. Veja os trabalhos mais longevos abaixo.
Por outro lado, os trabalhos mais curtos são de Artur Jorge e Fernando Seabra. O português foi anunciado pelo Botafogo há oito dias, enquanto Seabra acertou com o Cruzeiro há quatro dias.
Argentinos e portugueses no comando
Os estrangeiros seguem em alta na elite brasileira. Na largada da Série A de 2024, oito dos 20 clubes são comandados por técnicos gringos, com quatro portugueses e quatro argentinos.
Os europeus são Abel Ferreira (Palmeiras), Pedro Caixinha (Bragantino), António Oliveira (Corinthians) e Artur Jorge (Botafogo), enquanto os sul-americanos são Vojvoda (Fortaleza), Ramón Díaz (Vasco), Coudet (Internacional) Milito (Atlético-MG).
O mais jovem e o mais experiente
No comando do Vasco, o argentino Ramón Díaz é o treinador mais experiente: tem 64 anos e completará 65 no dia 29 de agosto.
Luiz Fernando Iubel, auxiliar que dirige o Cuiabá desde a saída de António Oliveira, é o mais jovem da Série A: fez 35 anos em 13 de março.