Frente fria vinda do Sul deve reduzir calor e trazer chuvas para SP; veja previsão

CasaNotícias

Frente fria vinda do Sul deve reduzir calor e trazer chuvas para SP; veja previsão

Frente fria deve diminuir calor em SP e no Rio nos próximos dias
Drone turco identifica fonte de calor em região que helicóptero com presidente do Irã caiu
Em fim de semana com previsão de tempestade, chuva em SP deve ser maior no sábado (19)

Uma frente fria que passa pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina neste fim de semana pode chegar a São Paulo e causar chuvas e queda de temperatura nos próximos dias, segundo a Climatempo.

A mudança no tempo, que será a primeira mais acentuada deste outono, é causada por um bloqueio atmosférico e outros sistemas meteorológicos que estão criando um clima de instabilidade persistente na região Sul, especialmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Em São Paulo, é esperada a entrada de uma frente fria no meio da próxima semana, trazendo temperaturas mais amenas e chuvas mais intensas no litoral paulista a partir de quarta-feira (17). A capital paulista deverá ter pancadas de chuvas já neste fim de semana.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no sudeste e leste de São Paulo estão previstas pancadas de chuvas que podem ultrapassar os 60 mm a partir deste fim de semana.

De acordo com as previsões da Climatempo, os acumulados de chuva podem ultrapassar 200 milímetros em algumas áreas do Sul do país neste fim de semana. Regiões da faixa central e sul do Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem receber mais de 100 mm, com algumas regiões pontuais podendo chegar a 200 mm de chuva.

Na última sexta-feira (12), no Rio Grande do Sul, já havia chovido 79 mm em São José dos Ausentes, 47 mm em Tupanciretã e 44 mm em Santiago, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

Entre a tarde e a noite de sexta-feira choveu de forma moderada em Florianópolis, capital de Santa Catarina. Neste sábado, o tempo amanheceu aberto na capital catarinense.

O estado registra chuvas abaixo da média história neste mês de abril. Na próxima semana, a Zona de Convergência Intertropical vai permanecer mais ativa na costa norte do Brasil, podendo ocorrer chuvas mais intensas nos Estados do Norte e em parte do Nordeste.

Na cidade de São Paulo, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura paulistana, as chuvas estão abaixo do esperado para este mês. Os dados mostram que abril acumulou até este sábado 9 milímetros, o que corresponde a 14,1% dos 63,9 mm esperados para o mês.

Com os índices de umidade acima de 50%, a previsão é de chuvas rápidas e isoladas na capital. Nos próximos dias, o cenário deve continuar sem alteração, com umidade elevada.

Fonte: Externa